segunda-feira, 23 de maio de 2011

Para que polícia?



Temos que acabar com o direito a violência por parte da Policia!

Violência NÃO

É inadimicível que toda manifestação acabe em agressões, borrachadas, gás de pimenta e abuso de poder.  A policia não é a detentora da ordem, muito menos o meio legal de estabelece-la. Até onde se sabe, sua função é dar uma "garantia" de uma segurança coletiva e individual. Coisa que infelizmente não acontece. 

"Afastem-se que a Tropa de Choque vai passar" é a mentalidade da ditadura que ainda persiste no imaginário desta instituição corrupta e falida!  A nossa polícia precisa ser reformulada, reestrutura e acima de tudo oferecer a seus agentes salários mais dignos para inibir a corrupção e exigir que de fato cumpram sua função, isto é, estar atrás daqueles que perturbam a segurança do cidadão. Nossa policia  precisa de agentes mais cultos,  com noções aprofundadas  de cidadania, direitos humanos e respeito ao civil. Aprender a enxergar no outro um ser igual a ele, e que sua  farda não lhe faz superior de nada. 

O Estado deve ser também reestruturado, e entender que a  Ordem não deve provir do medo, mas sim da educação cidadã: DA DEMOCRACIA! Uma manifestação pública é apenas uma voz que ecoá no seu direito pleno de ser ouvida, estudada, analisada e não apenas calada por calada na base da chibata.

A Espanha, hoje, apesar de sua crise economica e politica, é um exemplo de democracia e exercício coletivo da mesma. E nós quando vamos exigir o respeito que de fato merecemos? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário