quarta-feira, 25 de maio de 2011

já se perguntou por que a vagina se chama vagina?

 Eu amo vaginas, acima de tudo aprendo a cada dia amar a minha vagina. Não no sentido sexual propriamente dito. Ter vagina no ocidente é algo decadente, humilhante e perturbador. A História mostra o quanto tem se varrido socialmente os mistérios e segredos do feminino, a beleza de ser mulher, para ser pecadora, submissa e domesticada.
Voltando a vaginas, sempre me neguei acreditar que tal fonte de vida e prazer só tivesse sentidos pejorativos e sujos, e agora quero novos sentidos.  Aprofundar meu conhecimento (sexualidade e personalidade) está relacionado a minha vagina, a aceitação dela como parte pulsante e forte e sim,  conhecer, compreender e aceitar o legado que tenho por tê-la! Aproveitar para rir um pouco também.



A palavra "vagina" também tem suas origens no hábito anatômico de usar semelhanças para atribuir nomes. Em latim, a palavra originalmente implicava uma bainha ou estojo de proteção da lâmina de uma arma branca, a cobertura protetora de uma espada. No século XVI, no entanto, esse significado começou a mudar, e a palavra a ser usada em associação com uma parte especifica da anatomia sexual feminina. Acredita-se que tenha sido o anatomista italiano Matteo Realdo Colombo a primeira pessoa a usar "vagina" nesse sentido (...) descreveu (...) "aquela parte na qual se insere a mentula (talo de menta/pênis) como se fosse uma vagina (bainha)." 
(...) A partir de 1700, tornou-se o termo preferido dos guias de parto (...) Pierre Diones descreve como a vagina "recebe a Espada do Home, e torna-se um estojo para ela e portanto, é chamada Vagina, o quer dizer, sua bainha". A vagina havia nascido. Da concepção à aceitação publica passaram-se cerca de 150 anos. Assim, graças aos símiles e aos primeiros anatomistas os seres humanos têm sexo com bainhas e caudas, mas poderia ter sido pior, poderia ter sido uma combinação da avenida do rei com o talo do repolho.




*A palavra “pênis”, em particular, tem sua origem em sua semelhança com ima parte da anatomia animal. Para simplificar, pênis era uma palavra arcaica para cauda de um animal. Como foi que isso se deu? Bem, sugere-se que a esse título lhe foi conferido em parte, como as caudas de muitos animais, o falo podia endurecer e levantar-se, bem como ficar pendente.


A historia da V - abrindo a caixa de pandora, Catherine Blackedge

2 comentários:

  1. descobri q esta é a fonte da vida, o começo de tudo..se nao for pra multiplicação da especie,sera pra esccravizar os poucos q ainda hoje nao vivem sem ela

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir